dc.contributor.author | Portela, Ioneide Fatima Capeleto | pt_BR |
dc.contributor.other | Barbosa, Aparecida Reis | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T18:57:48Z | |
dc.date.available | 2019-12-06T18:57:48Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53307 | |
dc.description | Orientadora : Aparecida Barbosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho pretende identificar as dificuldades de professores que atuam em comunidades tradicionais do campo, considerando que a formação de professores voltados para as especificidades do povo camponês são recentes e não contemplam a formação específica de todos os profissionais que atuam com essa realidade. Delimita a leitura sobre a contribuição da formação acadêmica e a formação continuada dos(as) professores(as) da comunidade Ilha de Superagui, Guaraqueçaba, Paraná e as lacunas entre teorias e práticas, a inserção da escola nos processos sociais em que está inserida, as especificidades das comunidades tradicionais locais e a relação da escola com os movimentos sociais e sua importância para a formação humana. Este artigo faz um recorte da história da educação do campo e suas especificidades e expectativas, destacam alguns pontos sobre a formação acadêmica dos professores, a formação continuada oferecida pela mantenedora, SEED/NRE, oportunizando a compreensão sobre as diferentes práticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.title | Formação continuada e educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |