dc.contributor.advisor | Tiecher, Adilson Luiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Marcon, Gezieli | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T11:46:45Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T11:46:45Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53279 | |
dc.description | Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo apresenta a Educação Profissional e a relação com o professor atuante e as metodologias a serem utilizadas devido ao perfil discente. A Educação Profissional vem sendo discutida e promovida em todas as esferas educacionais visto que ela vai ao encontro dos ideais e anseios tanto da sociedade como do governo: educar para a vida e educar para o trabalho. Objetiva-se com essa pesquisa não só apresentar a modalidade, mas também analisar perfis de professores e alunos para que se faça uso coerente das metodologias de ensino. Buscou-se também, dentro da perspectiva sócio histórica, analisar a Educação Profissional como uma ferramenta de melhora de vida e ascensão social. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, textos acadêmicos e livros; e também de pesquisa de campo para analisar o perfil do aluno da Educação Profissional do Colégio Estadual Professor Francisco Lima da Silva, de Cascavel/PR. Por fim, conclui-se que as metodologias atribuídas para a Educação Profissional devem ser coerentes com o público-alvo, atribuindo valor prático às teorias, valorizando o perfil do aluno e seu ensejo em tornar-se um profissional de sucesso e prezando pela qualidade no material didático. Desta forma, estar-se-á digno de exercer o papel de docente da educação profissional, fazendo uso de metodologias adequadas e propícias para o melhor desenvolvimento das disciplinas. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p : il. color., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | O docente e a educação profissional : uma análise de metodologias práticas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |