dc.contributor.advisor | Taques, Mariana Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.author | Hochuli, Elisângela Belniaki | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T13:27:04Z | |
dc.date.available | 2019-12-20T13:27:04Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53218 | |
dc.description | Orientador (a) : Mariana Taques | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo, de cunho qualitativo, busca refletir sobre a identidade e função do professor-pedagogo na rede pública estadual no Paraná no ano de 2016. Analisa o prescrito e a prática pedagógica; as atribuições e descrições das atividades do cargo de professor-pedagogo nos últimos concursos públicos realizados na rede pública estadual no estado do Paraná nos anos de 2004, 2007 e 2013 e as condições teóricas e de formação necessárias para atender as demandas e os desafios escolares atuais. Esta pesquisa se baseou em documentos, artigos e na legislação vigente e apontou a necessidade de aprofundamento das discussões e análises sobre o pedagogo na atualidade, bem como de políticas públicas voltadas à formação continuada como condição para a adequada participação do pedagogo frente às necessidades da educação, da escola e de todos os estudantes que nela buscam superar as condições e todas as contradições existentes na nossa sociedade excludente atual. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | O papel do pedagogo na rede pública estadual do Paraná : contradições e condições de superação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |