| dc.contributor.author | Alberini, Denise | pt_BR |
| dc.contributor.other | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-11-27T19:04:48Z | |
| dc.date.available | 2019-11-27T19:04:48Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53184 | |
| dc.description | Orientadora : Prof.ª Adriane Carneiro Ferreira | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Estudo sobre a avaliação e as diversas interfaces que o tema adquire em uma escola de ensino fundamental da periferia de Curitiba. Para se poder compreender a dialética existente na sala de aula, optou-se pela pesquisa qualitativa, pois por meio desse tipo de pesquisa, argumentam Lüdke e André (1986 p 6): [...] "é possível dar respostas a aspectos da realidade que não podem ser quantificados, uma vez trabalhados em um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes". A revisão de referencial teórico sobre os avanços e impasses na avaliação sob a ótica dos documentos oficiais tiveram o objetivo de evidenciar os novos paradigmas utilizados pelas políticas públicas. Um questionário fechado foi distribuído para investigar o ponto de vista dos docentes da escola e os entraves encontrados por eles no processo avaliativo. A análise documental evidenciou o esforço das políticas públicas em vencer o conceito de meritocracia pura e simples nas avaliações ainda presente nas escolas mantidas pelo Estado. Além disso, foram distribuídos questionários fechados para recolha de informações de quinze professores da instituição sendo oito do Ciclo I (1º ao 3º ano) e sete do Ciclo II (4º ao 5º ano) do ensino fundamental regular em busca de diferentes pontos de vista. Os dados recolhidos nos questionários apontaram que a maioria dos professores conhece a teoria que embasa a avaliação no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, dissertam com bastante facilidade sobre proposições avaliativas, porém no que diz respeito à avaliação da Educação Inclusiva, apenas uma professora declarou se sentir à vontade em avaliar alunos de inclusão, os demais se sentem inseguros avaliando esse tipo particular de aluno, evidenciando que há necessidade de capacitações e debates sobre o tema, com vistas a melhor embasar os docentes nesta tarefa. | pt_BR |
| dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |