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dc.contributor.authorAlberini, Denisept_BR
dc.contributor.otherFerreira, Adriane Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T19:04:48Z
dc.date.available2019-11-27T19:04:48Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53184
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Adriane Carneiro Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Estudo sobre a avaliação e as diversas interfaces que o tema adquire em uma escola de ensino fundamental da periferia de Curitiba. Para se poder compreender a dialética existente na sala de aula, optou-se pela pesquisa qualitativa, pois por meio desse tipo de pesquisa, argumentam Lüdke e André (1986 p 6): [...] "é possível dar respostas a aspectos da realidade que não podem ser quantificados, uma vez trabalhados em um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes". A revisão de referencial teórico sobre os avanços e impasses na avaliação sob a ótica dos documentos oficiais tiveram o objetivo de evidenciar os novos paradigmas utilizados pelas políticas públicas. Um questionário fechado foi distribuído para investigar o ponto de vista dos docentes da escola e os entraves encontrados por eles no processo avaliativo. A análise documental evidenciou o esforço das políticas públicas em vencer o conceito de meritocracia pura e simples nas avaliações ainda presente nas escolas mantidas pelo Estado. Além disso, foram distribuídos questionários fechados para recolha de informações de quinze professores da instituição sendo oito do Ciclo I (1º ao 3º ano) e sete do Ciclo II (4º ao 5º ano) do ensino fundamental regular em busca de diferentes pontos de vista. Os dados recolhidos nos questionários apontaram que a maioria dos professores conhece a teoria que embasa a avaliação no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, dissertam com bastante facilidade sobre proposições avaliativas, porém no que diz respeito à avaliação da Educação Inclusiva, apenas uma professora declarou se sentir à vontade em avaliar alunos de inclusão, os demais se sentem inseguros avaliando esse tipo particular de aluno, evidenciando que há necessidade de capacitações e debates sobre o tema, com vistas a melhor embasar os docentes nesta tarefa.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAvaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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