dc.contributor.advisor | Taques, Mariana Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Claudete Rocha | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T16:19:53Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T16:19:53Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53149 | |
dc.description | Orientador (a) : Mariana Fonseca Taques | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O trabalho colaborativo é importante para que a gestão democrática aconteça na escola. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que traz reflexões sobre as relações da gestão democrática com o trabalho colaborativo na construção da autonomia da escola, que por meio da dialética vai sendo conquistada, pautada em ações educativas que estejam em consonância com o Projeto Político Pedagógico, cujo interesse principal é a aprendizagem dos estudantes. Este artigo descreve a cultura de colaboração no ambiente escolar, na qual, cada sujeito da escola precisa ter uma visão de conjunto, de partilha de responsabilidades, através da gestão democrática, permitindo a descentralização, e as conquistas que esta colaboração traz para o fortalecimento da autonomia da escola. O estudo enfatiza que a qualidade do trabalho escolar acontece quando todos se sentem pertencentes ao espaço da escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de grupo na educação | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | A importância do trabalho colaborativo na efetivação da gestão democrática na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |