Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTaques, Mariana Fonsecapt_BR
dc.contributor.authorDias, Claudete Rochapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T16:19:53Z
dc.date.available2019-11-20T16:19:53Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53149
dc.descriptionOrientador (a) : Mariana Fonseca Taquespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O trabalho colaborativo é importante para que a gestão democrática aconteça na escola. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que traz reflexões sobre as relações da gestão democrática com o trabalho colaborativo na construção da autonomia da escola, que por meio da dialética vai sendo conquistada, pautada em ações educativas que estejam em consonância com o Projeto Político Pedagógico, cujo interesse principal é a aprendizagem dos estudantes. Este artigo descreve a cultura de colaboração no ambiente escolar, na qual, cada sujeito da escola precisa ter uma visão de conjunto, de partilha de responsabilidades, através da gestão democrática, permitindo a descentralização, e as conquistas que esta colaboração traz para o fortalecimento da autonomia da escola. O estudo enfatiza que a qualidade do trabalho escolar acontece quando todos se sentem pertencentes ao espaço da escola.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTrabalho de grupo na educaçãopt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleA importância do trabalho colaborativo na efetivação da gestão democrática na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples