Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZene, Ana Paula Kogimapt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T18:19:30Z
dc.date.available2020-01-06T18:19:30Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53065
dc.descriptionOrientadora : Profa.Dra.Vanisse Simone Alves Corrêapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo é um estudo sobre a função do coordenador pedagógico na Rede Municipal de Educação do Município de Curitiba, objetivando o melhor entendimento do seu papel, das relações que se estabelecem entre ele e os diversos sujeitos da escola e em que medida sua função está imersa nas relações de poder que se configuram no ambiente escolar. Destaca-se que a função de coordenador pedagógico é denominada atualmente de suporte técnico-pedagógico, mas, neste trabalho, optou-se por usar a expressão "coordenador pedagógico", em sintonia com a teoria do campo de estudo. Metodologicamente a pesquisa se fundamentou na revisão de literatura e na legislação atinente ao tema. Também foi ofertado um questionário composto por quinze questões de múltipla escolha, com respostas fechadas. Teoricamente este estudo embasou-se em diversos autores, destacandose Bobbio (2000); Weber, 1982; Foucault (2012) e Hobbes (2000), entre outros. A pesquisa concluiu que:- As relações no ambiente escolar influenciam diretamente o desempenho de todos, principalmente o do coordenador pedagógico. - Ainda há certa rejeição por parte corpo decente em reconhecer e aceitar a configuração funcional que estabelece o coordenador como membro da equipe diretiva da escola e, portanto, que hierarquicamente o coloca acima dos professores. Isso em parte, se deve ao fato de que na RME de Curitiba, para assumir o cargo de coordenador, é preciso, antes, ter passado pelo cargo de professor. – O coordenador pedagógico não tem clareza quanto às suas reais funções, o que o leva, muitas vezes, a realizar atividades que não correspondem à sua alçada profissional. – Há necessidade de um maior esclarecimento sobre a função do coordenador pedagógico da RME de Curitiba e das relações de poder que giram em torno dele e dos outros sujeitos da escola, já que isso afeta diretamente o ambiente escolar e as atitudes dos sujeitos, o que, em última análise, impacta na qualidade da educação.pt_BR
dc.format.extent19 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleO trabalho do coordenador pedagógico e as relações de poder dentro da escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples