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    Evasão escolar : conhecer para intervir

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    R - E - ANA PAULA DE MELO.pdf (398.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Melo, Ana Paula de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O tema, evasão escolar, embora abordado por estudiosos constantemente, continua a ser um dos entraves na cultura e educação pública brasileira. Elencados no rol dos Direitos Humanos como um dos direitos universais e bem público, a educação, na sociedade contemporânea, necessita no que se refere ao fenômeno da evasão desenvolver estratégias e ações para combater tanto o abandono e conseqüentemente a evasão escolar, procedimentos necessários para garantir a presença do estudante na sala de aula e a práxis pedagógica. Nessa perspectiva, através de um estudo teórico conceitual, embasados em documentos, bibliografias, utilizando da pesquisa descritiva, qualitativa, o presente artigo tem como propósito a reflexão sobre o tema abordado, buscará apresentar as formalidades que a escola possui como instrumentos para manter o estudante presente em sala e identificar os principais determinantes que levam estudantes dos anos finais do ensino fundamental a evadir. Partindo deste contexto fornecer resultados e elementos ao combate da evasão escolar para apresentar propostas de que visem melhorias na ação discente e docente no intuito de garantir efetivamente a presença do que é mais importante de uma instituição educacional, o estudante.
     
    Abstract : The theme, truancy, although approached by scholars constantly, remains one of the obstacles in the Brazilian culture and public education. Listed in the list of human rights as a universal and public property rights, education in contemporary society, needs with regard to the avoidance of the phenomenon develop strategies and actions to combat both the abandonment and consequently truancy, procedures to ensure the presence of the student in the classroom and the pedagogical praxis. In this perspective, through a conceptual theoretical study, based on documents, bibliographies, using descriptive, qualitative research, this article aims to reflect on the theme dealt with, and seek to present the procedures that the school has as instruments to maintain this student in the classroom, and identify the main determinants that lead students in the final years of elementary school to escape. From this context provide results and elements to combat truancy and present proposals aimed at improvements in student action and teaching in order to effectively ensure the presence of what is most important from an educational institution, the student.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53064
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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