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    A importância do coordenador pedagógico como articulador da implementação da lei 10.639/03 e da educação para as relações étnico-raciais no município de Pitanga / PR

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    R - E - ALESSANDRA LOPES DE OLIVEIRA CASTELINI.pdf (624.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Castelini, Alessandra Lopes de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo faz parte da pesquisa de mestrado vinculado ao PPGE/UNICENTRO e utilizaremos um recorte sobre o papel de articulação do coordenador pedagógico no contexto educativo e a inserção dos elementos referentes ao cumprimento da Lei Federal n° 10.639/03, o qual torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira (2004) e as práticas de promoção da igualdade racial para a educação básica. Para tanto, apresentamos uma discussão sobre a referida Lei, buscando entender como se deu a formação dos docentes e coordenadores pedagógicos e o trabalho de articulação da promoção dos estudos étnico-raciais na escola utilizando os dados da SEMEC, entrevista e da formação de docentes da rede municipal de ensino junto a um curso de extensão do Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos – NEAA/UNICENTRO no Município de Pitanga- PR. Como base metodológica para essa discussão utilizou a Antropologia Educacional, embasado em Fredrik Barth e Neusa Gusmão. Foi possível constatar, no final desse estudo, que dentre as implicações para a implementação da Lei 10.639/03 está a formação inicial de Pedagogia que não contemplou a educação para as relações étnico-raciais e a necessidade de ampliar a oferta de cursos para formação para docentes e coordenadores pedagógicos com o objetivo de desenvolver materiais simultaneamente à sua capacitação, igualmente, resgatando o envolvimento de alunos e familiares valorizando as comunidades tradicionais e as sociodiversidades, afro-brasileiras e africanas, oportunizando novas formas de aprendizagem nessa modalidade de educação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53044
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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