Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFontanella, Aila Maria Camargopt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Adriane Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T19:03:51Z
dc.date.available2019-12-03T19:03:51Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53040
dc.descriptionOrientadora: Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho descreve sobre o Ciclo de Formação Humana realizado no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, localizado na Comunidade de Centro Novo, Assentamento Marcos Freire. Segundo os autores analisados, os Ciclos de Formação Humana vem de encontro às necessidades educacionais e sociais dos estudantes e educadores, especialmente da área camponesa. A pesquisa bibliográfica desenvolvida teve como base a organização do trabalho pedagógico realizado nos Ciclos de Formação Humana no que concerne a avaliação realizada através de Parecer Descritivo e a atuação do Conselho de Classe Participativo, onde sugere que todos os sujeitos envolvidos avaliam e reavaliam suas práticas, levando em consideração as metodologias utilizadas e assim reflitam sobre sua prática, fazer com que o educando também repense seu aprendizado. Assim objetivo principal é a reflexão e a partir desta, coletivamente, a busca de ações para melhorias no sentido que os objetivos sejam atingidos, considerando as fases da vida de cada estudante, respeitando seu ritmo de aprendizagem como sujeito com capacidade de participar e decidir. A pesquisa se apoia no Projeto Político Pedagógico da Instituição Educativa, que demonstra toda a organização escolar, objetivos e metas do trabalho pedagógico e da prática avaliativa, buscando romper a fragmentação dos conteúdos. Compõe a análise entrevista com dez professores e profissionais que atuam no referido Colégio, que demonstraram que o Ciclo de Formação Humana contempla todas as áreas necessárias do conhecimento e onde o sujeito é considerado na sua integralidade.pt_BR
dc.format.extent23 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleCiclo de Formação Humana : um estudo sobre avaliaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples