dc.contributor.advisor | Rosa, Carlos Eurico Galvão, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | pt_BR |
dc.creator | Albuquerque, João Bosco Cavalcante | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T18:15:41Z | |
dc.date.available | 2023-02-13T18:15:41Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53028 | |
dc.description | Orientador : Carlos Eurico Galvão Rosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia, Curso de Licenciatura em Computação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O Pensamento Computacional (PC) tem sido um tema debatido por muitos educadores ao redor do mundo. Sabe-se que o PC é a base para diversos fundamentos da Ciência da Computação, com aplicação na resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. A grande questão é saber quando PC deve começar a ser desenvolvido e qual deve ser o papel da escola. Outro ponto interessante deve ser o como fazer isso e quem estará habilitado a ministrar as disciplinas que promovem esse desenvolvimento. Este trabalho faz uma pesquisa da importância do desenvolvimento, as iniciativas em alguns países, as ferramentas que podem ser usadas no desenvolvimento do PC, apresentando sugestões de trabalho de acordo com a infraestrutura disponível. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital. | pt_BR |
dc.subject | Computaçao - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Informática - Estudo e ensino (Primeiro grau) | pt_BR |
dc.title | Ensino do pensamento computacional para crianças : análise de ferramentas para construção de uma proposta pedagógica | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |