Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Carlos Eurico Galvão, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.creatorAlbuquerque, João Bosco Cavalcantept_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T18:15:41Z
dc.date.available2023-02-13T18:15:41Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53028
dc.descriptionOrientador : Carlos Eurico Galvão Rosapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia, Curso de Licenciatura em Computação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Pensamento Computacional (PC) tem sido um tema debatido por muitos educadores ao redor do mundo. Sabe-se que o PC é a base para diversos fundamentos da Ciência da Computação, com aplicação na resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. A grande questão é saber quando PC deve começar a ser desenvolvido e qual deve ser o papel da escola. Outro ponto interessante deve ser o como fazer isso e quem estará habilitado a ministrar as disciplinas que promovem esse desenvolvimento. Este trabalho faz uma pesquisa da importância do desenvolvimento, as iniciativas em alguns países, as ferramentas que podem ser usadas no desenvolvimento do PC, apresentando sugestões de trabalho de acordo com a infraestrutura disponível.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectComputaçao - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInformática - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt_BR
dc.titleEnsino do pensamento computacional para crianças : análise de ferramentas para construção de uma proposta pedagógicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples