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    A relação do FIES e PROUNI na evolução econômica e financeira das companhias educacionais listadas na Bovespa entre os anos de 2013 e 2015

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    R - E - LUIZ HENRIQUE MOBILIA RUI.pdf (1.564Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Rui, Luiz Henrique
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a relação entre o FIES e o PROUNI, e o desempenho das companhias educacionais listadas na Bovespa. Os objetivos secundários são: demonstrar como ela acontece e quais as suas influências diretas no valor de mercado e oscilações na cotação de seus ativos. Para alcançar tais objetivos foram consultados e analisados dados secundários em fontes tais como informações disponibilizadas por órgãos reguladores, imprensa e demonstrações contábeis divulgadas pela BOVESPA referentes aos períodos compreendidos entre 2013 e 2015. O tipo de análise utilizada foi a fundamentalista, pois proporciona uma visão holística dos dados, sendo que técnicas de análise de balanços foram empreendidas para chegar às conclusões. As análises mostram que muitos estudantes foram beneficiados pelo programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com o FIES, com crescimento constante a partir de 2010, observado quebra em 2015. O gasto com este programa aumentou 12 vezes em 10 anos, chegando a R$ 13.769 bilhão em 2014. Já o PROUNI, criado em 2004, têm números menores que o FIES que se manteve estável nos anos entre 2010 e 2015, mantendose estável com ligeiras variações. Independente da modalidade de contabilização de valores é certo que ambos os programas transferem recursos financeiros da União para a iniciativa privada, com a contração de serviços educacionais. Como conclusão, pode-se afirmar que o FIES e PROUNI foram fundamentais para o desenvolvimento das empresas de educação listadas na BOVESPA. As companhias souberam muito bem como se valer da dinâmica dos programas e da ampla demanda para alavancar os seus negócios. Também é possível afirmar que, em maior ou menor grau, essas companhias são dependentes destas fontes de recursos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52963
    Collections
    • MBA em finanças [98]

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