Formação dos professores de educação física nas relações étnico-raciais, após uma década de existência da lei 10.639/03
Resumo
Resumo : Este trabalho apresenta um estudo de especialização da formação de professores de educação física em Relações Étnico-Raciais, depois de uma década da Lei nº 10.639 / 03. O problema que se baseia esta pesquisa é: Como os professores de Educação Física da Escola Municipal de Curitiba estão buscando formação na área das relações étnico-raciais, depois de uma década de vigência da Lei n. 10.639 / 03? O objetivo geral do estudo é ver como estes professores agem e buscam formação para trabalhar com seus alunos o ensino de história e cultura Afro-brasileira e Africana em suas aulas. A pesquisa faz um levantamento da literatura existente sobre o assunto e incluiu a coleta de dados através de um questionário realizado com seis professores. Este levantamento teórico é apresentado em quatro capítulos com uma breve visão geral da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Lei nº 10.639 / 03; Educação Física e relações étnico-raciais; formação de professores de educação física com um breve histórico; formação e interesse dos
profissionais de educação física da Prefeitura Municipal da cidade de Curitiba sobre o tema abordado. Este trabalho levou à reflexão aspectos da história e da cultura Africana a serem trabalhados por todos os que fazem o sistema educacional brasileiro, com uma metodologia que minimiza o preconceito, a discriminação e o racismo que estão presentes em nossa sociedade.