Africanidades na educação infantil : perspectivas para o trabalho educativo com a criança pequena
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Data
2015Autor
Ferreira, Susan Alessandra de Sousa
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Resumo : O presente trabalho teve por objetivo investigar as possibilidades de trabalho com a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto da Educação Infantil, baseado nos textos legais e autores/pesquisadores da primeira infância. Como metodologia, optou-se por realizar um levantamento bibliográfico, começando por leis e normativas que regem a educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, apontando os avanços nas políticas afirmativas nesta etapa da Educação Básica, e algumas produções científicas preocupadas em investigar práticas pedagógicas promotoras da igualdade racial. Como referencial teórico utilizei conceitos e contribuições de Silva (2003; 2005), Munanga (2005); Gomes (2005); Kramer (2006), Barbosa (2009), Bento (2011; 2012), Dias (2007), Souza e Silva (2013), entre outros. Com este estudo foi possível perceber como as produções e as práticas investigadas estão em acordo com as leis e normativas e dialogam com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004).