• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Exu : uma construção teórica na literatura infantojuvenil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - PAULO SERGIO PESTANA.pdf (466.0Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Pestana, Paulo Sérgio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Partindo da releitura da peça A tempestade, de William Shakespeare (1982), alguns estudiosos conferem sentido metafórico às atitudes das personagens Ariel e Calibã na relação com o dominador Próspero. Ao primeiro atribuem experiência de assimilacionista e de submissão (RODÓ, 2004); ao segundo cabe a atitude nacionalista e de resistência (RETAMAR, 2003). Já Aimé Césaire (1969), em sua Une tempête, utiliza a figura metafórica de Exu para transcender as experiências de Ariel e Calibã. Exu, assim, desempenha uma atitude catalista ao combinar Ariel e Calibã (GATES, 1988). Nesse contexto, Ferreira (2004) estabelece os estágios de submissão, impacto, militância e articulação pelos quais o afrodescendente pode passar na construção de suas identidades. Para Stuart Hall (2001), esse deslocamento identitário configura o caráter de pluralidade às "celebrações móveis". A partir dessas considerações teóricas, o objetivo dessa monografia é analisar as atitudes exuístas – comportamentos interraciais – na literatura infantojuvenil. Utilizam-se as personagens negras: Bel e Vânia, de Pretinha, eu? de Júlio Emílio Braz (1997). A dinâmica metodológica do estudo acontece por meio de análise das duas personagens, com ênfase nas metáforas de atitudes irreverentes ou conciliadoras do Exu literário.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52801
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV