dc.contributor.advisor | Murta, Guilherme A. (Guilherme Augusto) | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Ludimila Onorina dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Medicina do Trabalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T23:21:35Z | |
dc.date.available | 2019-09-24T23:21:35Z | |
dc.date.issued | 2014-2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52707 | |
dc.description | Orientador(a) : Dr. Guilherme A. Murta | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Medicina do Trabalho | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Com o crescimento estrutural urbano o transporte do trabalhador
por veículos motorizados tornou-se de suma importância para a sociedade, bem como
a franca expansão da frota destes e os acidentes de trajeto ocorridos. Objetivo:
Analisar a frota de motocicletas na cidade de Curitiba e a incidência de acidentes de
trajeto entre os anos de 2011 a 2013. Métodos: Descritivo, transversal com
abordagem quantitativa. O universo estudado é composto pelos dados do período de
2011 a 2013 que foram coletados a partir do banco de dados, disponibilizados
eletronicamente, de domínio público pela Previdência Social, Anuários do DETRAN e
DATAPREV. Resultados: Os acidentes de trajeto representaram 20,2% dos acidentes
de trabalho no período estudado com um aumento de 4,2% em 2013 em relação a
2011. A frota de motocicletas em 2013 representou cerca de 16% da frota total de
veículos com um aumento de 4,5% nos anos avaliados. Houve uma redução no
número absoluto de acidentes de trânsito, contudo um aumento de 7% nos acidentes
com vítimas, os acidentes não fatais envolvendo motociclistas representaram cerca de
24% destes em 2011, 36% e 38%, em 2012 e 2013 respectivamente. As vítimas fatais
envolvendo motociclistas representaram cerca de 1/3 de todos acidentes com vítimas
fatais em todos os anos do estudo, com maior incidência em 2013, onde
representavam cerca de 36% de todos os acidentes com vítimas, tendo 50% de
aumento em relação ao ano de 2012. Conclusão: Diante da extensão das
consequências dos acidentes de trabalho por trajeto faz-se necessário investimento
em ações de políticas governamentais e empresariais bem como novas pesquisas que
possam subsidiar estas ações. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trabalho - prevenção & controle | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.title | Análise da frota de motocicletas na cidade de Curitiba e a incidência de acidentes de trajeto de 2011 a 2013 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |