Análise da frota de motocicletas na cidade de Curitiba e a incidência de acidentes de trajeto de 2011 a 2013
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Data
2014-2016Autor
Santos, Ludimila Onorina dos
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Resumo : Com o crescimento estrutural urbano o transporte do trabalhador
por veículos motorizados tornou-se de suma importância para a sociedade, bem como
a franca expansão da frota destes e os acidentes de trajeto ocorridos. Objetivo:
Analisar a frota de motocicletas na cidade de Curitiba e a incidência de acidentes de
trajeto entre os anos de 2011 a 2013. Métodos: Descritivo, transversal com
abordagem quantitativa. O universo estudado é composto pelos dados do período de
2011 a 2013 que foram coletados a partir do banco de dados, disponibilizados
eletronicamente, de domínio público pela Previdência Social, Anuários do DETRAN e
DATAPREV. Resultados: Os acidentes de trajeto representaram 20,2% dos acidentes
de trabalho no período estudado com um aumento de 4,2% em 2013 em relação a
2011. A frota de motocicletas em 2013 representou cerca de 16% da frota total de
veículos com um aumento de 4,5% nos anos avaliados. Houve uma redução no
número absoluto de acidentes de trânsito, contudo um aumento de 7% nos acidentes
com vítimas, os acidentes não fatais envolvendo motociclistas representaram cerca de
24% destes em 2011, 36% e 38%, em 2012 e 2013 respectivamente. As vítimas fatais
envolvendo motociclistas representaram cerca de 1/3 de todos acidentes com vítimas
fatais em todos os anos do estudo, com maior incidência em 2013, onde
representavam cerca de 36% de todos os acidentes com vítimas, tendo 50% de
aumento em relação ao ano de 2012. Conclusão: Diante da extensão das
consequências dos acidentes de trabalho por trajeto faz-se necessário investimento
em ações de políticas governamentais e empresariais bem como novas pesquisas que
possam subsidiar estas ações.
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- Medicina do trabalho [197]