dc.contributor.author | Andrusievicz, Ivone | pt_BR |
dc.contributor.other | Araujo, Débora Cristina de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T15:44:05Z | |
dc.date.available | 2019-05-29T15:44:05Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52689 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Débora Cristina de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa tem por finalidade analisar como estão sendo encaminhadas as Leis 10639/2003 e 11645/2008, que visam à obrigatoriedade de trabalhar as relações étnico-raciais no espaço escolar. O intuito foi de averiguar o processo de leitura das aulas de literatura na escola de ensino integral fundamental da Rede Municipal de Curitiba. A pesquisa mostra uma análise dos empréstimos, constatando-se fichas de controle de entrada e saída do livro foi possível identificar uma tendência a contos "clássicos". A literatura clássica infanto-juvenil que historicamente sustentou-se em estereótipos, tem apontado uma tendência na educação brasileira. Esses fatores desfavorecem o trabalho a ser realizado pelas definições das leis étnico-raciais. Essas literaturas têm determinado a representação das culturas que compõem a nação brasileira desfavorecendo, sobretudo, culturas indígenas e afro-brasileiras. Por meio de registros do acervo diante das relações de empréstimos de livros na biblioteca foi possível identificar que há uma omissão da escola, sob o aspecto da oferta de obras que compõem as várias culturas da nação brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | 123 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.title | A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |