• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Livros didáticos da disciplina de química fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2015) : além ou aquém da Lei nº 10.639/03

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FABIULA SANDRI MARANGON.pdf (1.148Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Marangon, Fabiula Sandri
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Neste trabalho, apresentamos resultado de pesquisa feita com livros didáticos da disciplina de Química fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. A pesquisa teve como objetivo principal verificar se os livros fornecidos pelo PNLD contemplam a Lei n°10.639/2003. A metodologia utilizada foi a análise de imagens presentes nos livros, dando maior importância as imagens relacionadas aos afrodescendentes para verificar se as mesmas eram colocadas de forma positiva ou negativa. Foram analisados 12 livros de quatro editoras diferentes que contemplam os materiais didáticos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio da disciplina de Química da rede estadual de ensino. De maneira geral foi possível perceber que os livros contemplam a Lei n°10.639/2003 parcialmente, pois se faz presente imagens de afrodescendentes nos materiais analisados, mas em uma quantidade muito inferior a realidade da nossa população; e as imagens em sua maioria apresentam personagens afrodescendentes em profissões dignas mas não muito reconhecidas pela sociedade. Poucas são as imagens de negros que os relacionam com posições de relevância na sociedade. Concluímos que há urgente necessidade de remodelagem dos livros didáticos de Química no que diz respeito a participação de afrodescendentes, pois o que ocorre é que esses livros didáticos não apresentam imagens de maneira positiva em relação aos afrodescendentes, uma vez que na maioria das imagens os mesmos não estão em posições de destaque na sociedade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52646
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV