Gestão democrática : A construção da gestão democrática nas escolas públicas de campo no município de São José dos Pinhais
Resumo
Resumo: O estudo relata a persistência da cultura conservadora religiosa na gestão das escolas de campo estaduais que se localizam no município de São José dos Pinhais no Paraná. O foco são as três principais escolas sediadas em bairros de cultura e tradições ucranianas e polonesas. O estudo descreve e analisa os dados de cada instituição de ensino, trazendo propostas para ampliar horizontes e construir uma gestão mais democrática. Observaram-se alguns avanços na participação dos profissionais de ensino que lecionam nestes estabelecimentos ao responderem as pesquisas, onde há coerência na exigência de parâmetros educacionais mais democráticos, com a tomada de decisão mais aberta com a participação de todos os segmentos do colegiado. Em contrapartida, perceberam-se muitos traços de uma cultura religiosa que ainda se mantêm e que há pouca participação dos segmentos escolares na gestão das instituições. É quase inexistente o processo eletivo para diretores e predomina a pouca importância conferida aos espaços de participação como os grêmios, conselhos escolares e reuniões com responsáveis e professores.
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- Gestão pública [368]