Análise e reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Rural Municipal Emiliano Perneta no município de Tijucas do Sul
Resumo
Resumo: O trabalho apresentado, elaborado a partir investigações e coletas de dados, problematizou a revisão do PPP ( Projeto Político Pedagógico ) da Escola Rural Emiliano Perneta de Tijucas do Sul, teve objetivo geral de reelaborar o PPP com a participação da comunidade escolar, numa perspectiva de educação do campo através de uma gestão democrática e como procedimentos metodológicos adotados, a pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas, reuniões e questionários com professores, pais e alunos da escola As principais referências que contribuiram para o estudo são: Arroyo (2004); Caldart (2002); Santos (2002); Souza (2010, 2011); e documentos legais. Constatou-se, segundo os depoimentos que a maior dificuldade encontrada no que diz respeito sobre as práticas pedagógicas não é a formação continuada, estrutura física ou assessoria pedagógica, e, sim, a que surge no momento do planejamento, ao passo que o Projeto Político Pedagógico desatualizado e desestruturado não contribui para o desenvolvimento de propostas inovadoras e, muitas vezes, confunde a organização dos educadores. O estudo trouxe também uma reflexão em relação à necessidade de novas pesquisas e ações que contribuam para o entendimento e a visão critica e ampla do que diz respeito a elaboração e execução do PPP nas escolas.
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- Gestão pública [368]