A relação do marketing e da logística de distribuição para agregar valor e fidelizar o cliente de uma prestadora de serviços logísticos
Resumo
Resumo : Com base na literatura existente e pesquisas exploratórias sobre o tema de logística de distribuição e das ferramentas de marketing utilizadas para gerar valor ao cliente, o objetivo deste trabalho é identificar como a logística de distribuição pode agregar valor ao serviço ao cliente e ser um diferencial competitivo para as organizações, no que tange não apenas o relacionamento com o consumidor final, mas principalmente, com outros elos da cadeia de suprimentos. Para isso será utilizada a investigação do tipo bibliográfica, a fim de identificar as características principais dessas ferramentas e estudar uma forma de alinhar as duas teorias para obter um melhor resultado para as organizações. Além disso, será feito um estudo de caso a fim de identificar qual a ferramenta usada por uma empresa do ramo de distribuição para agregar valor ao seu cliente, e até mesmo propor outras formas de gerar valor e fidelizar o cliente. Delega-se a esponsabilidade do serviço ao cliente para departamentos como o marketing ou as vendas, ao invés de integra-lo no sistema logístico, mas tem-se a necessidade desta integração e a sua importância no comportamento dos clientes, que às vezes é superior ao preço, qualidade e outros elementos do marketing, finanças e produção. Já algum tempo que se acredita que os níveis de serviços tem influência nas vendas, uma proposta de valor consiste em um conjunto de benefícios que a organização promete entregar, é mais que o produto e/ou serviço em si. Provada a importância da logística dos serviços ao cliente, esta poderia ser aperfeiçoada e melhorada se houvesse o conhecimento da relação entre vendas e níveis
da logística, ou seja, que mudanças existem nas vendas após um alinhamento do marketing com os níveis logísticos.