• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Representações sociais sobre o negro, vinculadas na mídia escrita : uma comparação entre anúncios publicitários veiculados em revistas e catálogos no Brasil nos anos de 1997,1998 e 2008, 2014, 2015

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SANDRA APARECIDA DA SILVA.pdf (1.754Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Silva, Sandra Aparecida da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as representações da população negra em anúncios publicitários, em revistas e catálogos, publicados no Brasil. Para tanto, primeiramente se apresentará uma breve análise histórica da presença dos negros e negras na sociedade brasileira, posteriormente, num segundo momento, se buscará compreender a importância da mídia na formação da mentalidade da sociedade e da cultura brasileira, e como ela influencia a representação social do negro e negras na atualidade. Num terceiro momento se fará uma reflexão acerca das políticas afirmativas em relação aos negros e negras e a necessidade dessas políticas para a inclusão efetiva de negras e negros na sociedade brasileira. Para finalizar a pesquisa, serão analisados anúncios publicitários buscando perceber as mudanças e permanências proporcionadas pelas políticas afirmativas e a ampliação das discussões sobre racismo no Brasil.
     
    Resumen : Esta investigación tiene como objetivo analizar las representaciones de la populación negra en los anuncios, en revistas y catálogos, publicados en Brasil. Para ello, en primer momento se presenta un breve análisis histórico de la presencia de negros y negras en la sociedad brasileña, y luego, en segundo momento, se tiene la intención de comprender la importancia de los medios de comunicación en la formación de la mentalidad de la sociedad y la cultura brasileña y cómo influye en la representación sociales de negros y negras en la actualidad. En tercer momento se reflejará sobre las políticas de acción afirmativa en relación a los negros y negras y la necesidad de estas políticas a la inclusión efectiva de esta población en la sociedad brasileña. Para finalizar la investigación, se analizarán los anuncios buscando percibir los cambios y continuidades que ofrecen las políticas de acción afirmativa y la expansión de las discusiones de racismo en Brasil.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52331
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV