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    Horta escolar como instrumento de educação ambiental nos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Campo Largo

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    R - E - GABRIELLE AYMEE DE MEDEIROS KHAN.pdf (1.547Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Khan, Gabrielle Aymeê de Medeiros
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A educação ambiental deve estar presente em todos os níveis de ensino, atingindo todos os estudantes em fase escolar, porém em cada nível é necessário desenvolver técnicas e linguagens apropriadas para que cada um, a seu tempo, entenda quais atitudes deve-se tomar para viver em um ambiente equilibrado. Este trabalho apresenta um diagnóstico sobre a utilização da ferramenta horta escolar nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município de Campo Largo/PR como instrumento de educação ambiental. O objetivo foi levantar as tentativas de implantação de hortas escolares e mensurar o quanto elas são utilizadas para iniciar a criança em temas relacionados ao ambiente, evidenciando ainda se é uma forma válida de ferramenta de educação. Para isso, foram aplicados questionários aos gestores dos CMEIs do município de Campo Largo/PR com vistas a caracterizar a quantidade de hortas presentes nessas instituições, como elas são utilizadas, bem como quem são seus responsáveis. Foram também realizados contatos com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação para compreender como a educação ambiental é realizada no município, além de com quais turmas vem sendo desenvolvida e de que forma ela é aplicada. Ao analisar as informações obtidas, as respostas indicaram que mais da metade dos CMEIs presentes no município fazem uso da horta em suas rotinas escolares e, mesmo aqueles que não possuem, têm interesse em desenvolver esta ferramenta. Os principais motivos apontados pela inexistência da horta por aqueles que não a têm foram falta de espaço, falta de pessoa para cuidar e falta de apoio da administração pública. Quanto aos benefícios que a horta proporciona, todos concordam quanto à melhora na alimentação, seguida de melhora na qualidade de vida, na relação do homem com a natureza, um maior conhecimento de plantas/sementes, a percepção/identificação de seres vivos e sua interdependência e o trabalho em equipe. Este diagnóstico poderá ser utilizado para subsidiar ações conjuntas das secretarias acima mencionadas relacionadas ao tema.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52271
    Collections
    • MBA em gestão ambiental [364]

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