• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "A larva no caroço" : Regina Casé, o programa Esquenta! e a deseducação étnico racial

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - EVERTON MARCOS GRISON.pdf (601.2Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Grison, Everton Marcos, 1989-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A televisão possui um papel decisivo na formação da consciência das pessoas. Muitos interagem com outras realidades e culturas através do que percebem nas telas. Por outro lado, percebe-se um domínio no aparato televisivo, impactando na consciência das pessoas e no seu modo de viver. Para tanto, os pensadores da Teoria Crítica são referências no estudo acerca das artimanhas que desencadearam o domínio das pessoas no século XX, na propagação da paralisia e aceitação das condições de vida. A informação, o acesso aos bens culturais e materiais, o consumo, não foram suficientes para esclarecerem os indivíduos. Ao contrário, produziram em grande medida seres passivos. Tal fato é reforçado por mediações culturais direcionadas. A partir disso, esta pesquisa analisa a mediação cultural de Regina Case, apresentadora do programa Esquenta!!, da Rede Globo de Televisão. A reflexão é fortuita, pois se acredita na ideia de que, tanto o programa como a mediação de Casé, representam um atraso educativo do ponto de vista étnico racial. O programa é baseado em manifestações que constroem uma consciência falsa, como apontado por Theodor Adorno, em suas analises sobre a produção cultural contemporânea. Esta forma de consciência aceita e reproduz a deseducação étnicoracial. Sua superação demanda uma educação como resistência, isto é, o reconhecimento do fracasso racional com os campos de extermínio e o distanciamento dos projetos de educação focados em compromissos. O antídoto para a deseducação étnico-racial inscreve-se na educação que discute na democracia a própria democracia e o reconhecimento dos seres como participantes.
     
    Abstract : Television has a decisive role in shaping the consciousness of people. Many interact with other realities and cultures through that realize the screens. On the other hand, there is a gap area in the television apparatus, impacting the consciousness of the people and their way of life. Therefore, the thinkers of Critical Theory are references in the study about the antics that led to the field of people in the twentieth century, the spread of paralysis and acceptance of living conditions. The information, access to cultural goods and materials, consumption, were not enough to clarify individuals. Unlike produce largely passive beings. This fact is reinforced by targeted cultural mediations. From this, this research analyzes the cultural mediation Regina Case, host of the Esquenta!! program, the Globo Television Network. Reflection is fortuitous, because it believes in the idea that both the program and the mediation Casé represent an educational backwardness of racial ethnic point of view. The program is based on events that build a false consciousness, as pointed out by Theodor Adorno, in their analysis of contemporary cultural production. This form of consciousness accepts and plays the ethnic-racial miseducation. Overcoming demand an education as resistance, ie, the recognition of rational failure with the death camps and the distancing of education projects focused on commitments. The antidote to ethnic and racial miseducation enroll in education that discusses democracy democracy itself and the recognition of beings as participants.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52260
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV