Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrito, Edilson Pereirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Eveline dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T20:05:19Z
dc.date.available2019-12-02T20:05:19Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52259
dc.descriptionOrientador : Edilson Britopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionAbstract : The main purpose of this present study is to analyze the effectuation of the Law 10.639/03 through the teachers’ pedagogic practice in a particular public school with full-time period education, part of the Municipal Educational System of Curitiba County. Basing it on the exploratory and descriptive approach, we used the document analysis, observation and interviews, and this study is divided in three chapters: the approach to the history of the Africans and theirs descendants in Brazil, the ways the legislation went through to get to the Law 10.639/2003, and the analysis of how the Law 10.639/2003 in being treated within a school. This study aims to reflect on the actions, posture and instrumentalization of teachers against the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture, and how is the construction of knowledge regarding the contribution of black people in social economical and political areas.pt_BR
dc.description.abstractResumo : A proposta desta pesquisa é analisar a efetivação da Lei 10.639/03 por meio da prática pedagógica do professor em uma determinada escola pública de educação em tempo integral da Rede Municipal de Educação do Município de Curitiba. Pautando-se na abordagem exploratória e descritiva, utilizou-se a análise documental, observação e entrevistas, sendo o trabalho dividido em três capítulos: contextualizando sobre a história dos africanos e seus descendentes no Brasil, os caminhos que a legislação percorreu até chegar na Lei 10.639/2003, e a análise de como a Lei 10.639/2003 está sendo tratada dentro de uma escola. O trabalho traz reflexões sobre as ações, postura e instrumentalização dos professores frente ao ensino da História e Cultura da África e dos afro-brasileiros, e como se dá a construção do conhecimento em relação à contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política.pt_BR
dc.format.extent75 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectNegros - Educaçãopt_BR
dc.subjectNegros - Politica culturalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleE agora professor, o que fazer com a Lei nº 10.639/2003pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples