dc.contributor.advisor | Brito, Edilson Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Eveline de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-02T20:05:19Z | |
dc.date.available | 2019-12-02T20:05:19Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52259 | |
dc.description | Orientador : Edilson Brito | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Abstract : The main purpose of this present study is to analyze the effectuation of the Law 10.639/03 through the teachers’ pedagogic practice in a particular public school with full-time period education, part of the Municipal Educational System of Curitiba County. Basing it on the exploratory and descriptive approach, we used the document analysis, observation and interviews, and this study is divided in three chapters: the approach to the history of the Africans and theirs descendants in Brazil, the ways the legislation went through to get to the Law 10.639/2003, and the analysis of how the Law 10.639/2003 in being treated within a school. This study aims to reflect on the actions, posture and instrumentalization of teachers against the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture, and how is the construction of knowledge regarding the contribution of black people in social economical and political areas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A proposta desta pesquisa é analisar a efetivação da Lei 10.639/03 por meio da prática pedagógica do professor em uma determinada escola pública de educação em tempo integral da Rede Municipal de Educação do Município de Curitiba. Pautando-se na abordagem exploratória e descritiva, utilizou-se a análise documental, observação e entrevistas, sendo o trabalho dividido em três capítulos: contextualizando sobre a história dos africanos e seus descendentes no Brasil, os caminhos que a legislação percorreu até chegar na Lei 10.639/2003, e a análise de como a Lei 10.639/2003 está sendo tratada dentro de uma escola. O trabalho traz reflexões sobre as ações, postura e instrumentalização dos professores frente ao ensino da História e Cultura da África e dos afro-brasileiros, e como se dá a construção do conhecimento em relação à contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política. | pt_BR |
dc.format.extent | 75 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educação | pt_BR |
dc.subject | Negros - Politica cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | E agora professor, o que fazer com a Lei nº 10.639/2003 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |