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    As micro-ações afirmativas nas pesquisas sobre educação infantil

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    R - E - BARBARA LOUYSE ZOELNER FABRICIO.pdf (474.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Fabricio, Bárbara Louyse Zoelner
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O objetivo do trabalho é identificar como a educação para as relações étnico-raciais na perspectiva de micro-ações afirmativas (JESUS,2009), vem sendo trabalhada na Educação Infantil, no tocante às práticas pedagógicas do brincar e à formação dos docentes, segundo informações levantadas em pesquisas veiculadas em dois importantes lugares de produção e divulgação científico-educacional no Brasil: os Grupos de Trabalho (GTs) 07 e 21 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e a biblioteca de artigos científicos Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Seguindo a metodologia de pesquisa bibliográfica, o trabalho divide-se em dois capítulos, cada um deles dedicado a um objetivo específico. No primeiro capítulo, realiza-se a demarcação de um referencial teórico-metodológico e o corpus bibliográfico a ser analisado nas bases selecionadas para esta pesquisa. No segundo capítulo, identifica-se e reflete-se a partir do referencial teórico-metodológico demarcado, como a educação para as relações étnico-raciais, na perspectiva das micro-ações afirmativas, vem sendo trabalhada na educação infantil, no que diz respeito às brincadeiras e a formação de docentes, conforme informações levantadas no corpus bibliográfico selecionado nas bases consultadas na pesquisa. As conclusões apontam que já existem micro-ações afirmativas na Educação Infantil, através de práticas pedagógicas do brincar e de cursos de formação abordando a temática racial, contribuindo, ainda que timidamente, para uma educação para as relações étnico-raciais da criança pequena. Todavia, muito ainda há para se fazer, pois práticas racistas convivem, infelizmente, com micro-ações afirmativas, fazendo com que pesquisas e intervenções nos espaços da educação infantil sejam uma necessidade inadiável para o momento atual da educação da criança pequena no Brasil.
     
    Abstract : The objective is to identify how education for ethnic-racial relations in the perspective of positive micro-actions (Jesus, 2009), has been worked in early childhood education, with regard to the pedagogical practices of playing and training of teachers, according to raised in disseminated research in two important places of production and scientific-educational outreach in Brazil: the Working Groups (WG) 07 and 21 of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED) and scientific articles library scientific Electronic Library Online (SCIELO). Following the literature methodology, the work is divided into two chapters, each dedicated to a specific purpose. In the first chapter, it carried out the demarcation of a theoretical framework and the bibliographical corpus to be analyzed in selected bases for this research. In the second chapter identifies and is reflected from the theoretical and methodological framework outlined, such as education for ethnic-racial relations in view of affirmative microactions, it has been worked in early childhood education, with regard to games and the training of teachers as information gathered in the bibliographic corpus selected in the databases consulted in the survey. The findings indicate that there are already statements micro-actions in kindergarten through pedagogical practices of playing and training courses addressing the race issue, contributing, albeit timidly, to education for ethnic-racial relations of the small child. However, there is still much to do, for racist practices live, unfortunately, with microaffirmative action, making research and interventions in the areas of early childhood education is an urgent need for the current moment of the small child's education in Brazil.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52234
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

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