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dc.contributor.advisorSilva, Jules Ventura, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Angelita do Rocio Scarpimpt_BR
dc.contributor.otherSilva, Judit Gomes da, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T12:43:04Z
dc.date.available2019-11-20T12:43:04Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52233
dc.descriptionOrientadora : Judit Gomes da Silvapt_BR
dc.descriptionOrientador : Jules Venturapt_BR
dc.descriptionTítulo da capa : A disciplina de Biologia e a Lei 10.639/2003pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, SCurso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho se propõe a analisar e discutir o Currículo de Biologia como instrumento a ser utilizado no processo de aplicação da Lei 10.639/2003 no ambiente escolar. Discutir como, historicamente, a Biologia como ciência contribuiu para consolidar idéias racistas a partir de um viés exclusivamente biológico, expondo as teorias mais importantes que contribuiram para a disseminação de tais idéias. Mas por outro lado expor como a Biologia também provou a inexistência de raças humanas do ponto de vista biológico. A partir da análise e discussão do Currículo de Biologia, o texto também propõe atividades, atreladas aos conteúdos da disciplina, sobre a questão do racismo e o seu combate que podem ser trabalhadas nas aulas de Biologia. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico sobre o tema em artigos sobre o tema e em alguns livros didáticos e a análise documental das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Biologia . A conclusão é de que o tema é pouco aprofundado nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná que orientam a disposição dos conteúdos e norteiam as aulas de Biologia. Desta forma, cabe às instituições de ensino e aos professores somarem esforços na aplicação da referida lei e no combate ao racismo na escola.pt_BR
dc.description.abstractAbastract : This study aims to analyze and discuss the biology curriculum as a instrument to be used in the process of implementation of Law 10.639/2003 in the school environment. Discuss how historically biology as a science helped to consolidate racist ideas from a purely biological bias, exposing the most important theories that contributed to the spread of such ideas. But then expose how the Biology also proved that no human races from the biological point of view. From the analysis and Biology Curriculum discussion, the text also proposes activities linked to the contents of the subject, on the issue of racism and its combat that can be worked in biology classes. The methodology used was the literature on the subject in articles on the subject and in some textbooks and documentary analysis of the Curricular Guidelines of the State of Paraná and the National Curriculum Guidelines for the discipline of biology. The conclusion is that the subject is little depth in the State of Paraná curricular guidelines that guide the provision of content and guide the biology classes. Thus, it is up to educational institutions and teachers add up efforts on the implementation of the law and the fight against racism at school.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA Biologia e a Lei 10.639/2003pt_BR
dc.title.alternativeA disciplina de Biologia e a Lei 10.639/2003pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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