dc.contributor.advisor | Silva, Jules Ventura, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Angelita do Rocio Scarpim | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Judit Gomes da, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T12:43:04Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T12:43:04Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52233 | |
dc.description | Orientadora : Judit Gomes da Silva | pt_BR |
dc.description | Orientador : Jules Ventura | pt_BR |
dc.description | Título da capa : A disciplina de Biologia e a Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, SCurso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho se propõe a analisar e discutir o Currículo de Biologia como instrumento a ser utilizado no processo de aplicação da Lei 10.639/2003 no ambiente escolar. Discutir como, historicamente, a Biologia como ciência contribuiu para consolidar idéias racistas a partir de um viés exclusivamente biológico, expondo as teorias mais importantes que contribuiram para a disseminação de tais idéias. Mas por outro lado expor como a Biologia também provou a inexistência de raças humanas do ponto de vista biológico. A partir da análise e discussão do Currículo de Biologia, o texto também propõe atividades, atreladas aos conteúdos da disciplina, sobre a questão do racismo e o seu combate que podem ser trabalhadas nas aulas de Biologia. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico sobre o tema em artigos sobre o tema e em alguns livros didáticos e a análise documental das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Biologia . A conclusão é de que o tema é pouco aprofundado nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná que orientam a disposição dos conteúdos e norteiam as aulas de Biologia. Desta forma, cabe às instituições de ensino e aos professores somarem esforços na aplicação da referida lei e no combate ao racismo na escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abastract : This study aims to analyze and discuss the biology curriculum as a instrument to be used in the process of implementation of Law 10.639/2003 in the school environment. Discuss how historically biology as a science helped to consolidate racist ideas from a purely biological bias, exposing the most important theories that contributed to the spread of such ideas. But then expose how the Biology also proved that no human races from the biological point of view. From the analysis and Biology Curriculum discussion, the text also proposes activities linked to the contents of the subject, on the issue of racism and its combat that can be worked in biology classes. The methodology used was the literature on the subject in articles on the subject and in some textbooks and documentary analysis of the Curricular Guidelines of the State of Paraná and the National Curriculum Guidelines for the discipline of biology. The conclusion is that the subject is little depth in the State of Paraná curricular guidelines that guide the provision of content and guide the biology classes. Thus, it is up to educational institutions and teachers add up efforts on the implementation of the law and the fight against racism at school. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A Biologia e a Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.title.alternative | A disciplina de Biologia e a Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |