dc.contributor.advisor | Pimentel, Silvania Klug, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.creator | Abagge, Marcelo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T21:34:52Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T21:34:52Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51829 | |
dc.description | Orientadora : Silvania Klug Pimentel | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Objetivo: Avaliação da efetividade da fase de reprodução oral do passo-apasso por parte dos alunos antes da execução final de um exercício prático de simulação de fixação cirúrgica de uma fratura da diáfise do rádio. Método: Participaram deste estudo 10 residentes de Ortopedia e Traumatologia, sendo 4 residentes do 2o ano e 6 residentes do 1o ano, e foram divididos em dois grupos de 5 residentes cada. Todos foram reunidos numa sala onde assitiram ao vídeo do exercício a ser realizado. Um grupo foi denominado "Grupo A", foi encaminhado diretamente à sala de exercícios práticos. O outro grupo, denominado "Grupo B", realizou uma etapa que precede a parte prática do exercício. Nesta etapa, os participantes que compõem o Grupo B foram convidados pelos instrutores a falarem todos os passos que irão realizar no exercício prático, podendo o instrutor corrigir os participantes caso identifique algum erro na execução do passo-apasso, bem como tirar as dúvidas dos participantes. Todos foram filmados e avaliados através de um checklist de 20 pontos. Resultados: O grupo A obteve 57% de acerto. Os resultados do Grupo A variaram entre sete e 15 pontos de um total de 20 possíveis. O grupo B obteve 89% de acerto. Os resultados do grupo B variaram entre 15 e 20 pontos de um total de 20 possíveis. Conclusão: A reprodução oral do passo-a-passo por parte dos alunos antes da execução final de um exercício prático de simulação de fixação cirúrgica de uma fratura da diáfise do rádio melhora a técnica e diminui o tempo para sua execução. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação sanitária | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Ortopedia | pt_BR |
dc.title | Efetividade da reprodução oral do passo-a-passo em exercícios práticos de simulação de fixação de fraturas | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |