dc.contributor.other | Rehme, Marta Francis Benevides, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.creator | Pachaly, Maria Aparecida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T17:42:54Z | |
dc.date.available | 2025-06-26T17:42:54Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51827 | |
dc.description | Orientador : Marta Rehme | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Introdução: A metodologia de aprendizado baseado em equipes (Team Based Learning - TBL) apresenta vantagens em relação aos métodos tradicionais de ensino médico. Por este motivo decidimos revisar e em seguida desenvolver um módulo para sua aplicação na disciplina de nefrologia da UFPR no primeiro semestre de 2016. Métodos: Os termos utilizados para a pesquisa bibliográfica foram: "aprendizado baseado em equipes", "team based learning (TBL)", "ensino médico no Brasil" e diretrizes curriculares. O módulo de Equilíbrio Hidro-Eletrolítico e Ácido-Básico foi criado após discussão com os docentes da disciplina de Nefrologia da UFPR. Apenas um docente participa deste módulo. Previamente às aulas é selecionado o material teórico, que é encaminhado aos alunos por via eletrônica. É preparado um teste contendo 5 questões objetivas ou de resposta direta que é aplicado individualmente e depois em grupo, para assegurar o preparo prévio. Estes testes são recolhidos e posteriormente corrigidos pelo professor com os alunos. As dúvidas são resolvidas e então os alunos recebem um caso clínico para aplicarem os conceitos na prática. Resultados: Observamos maior participação dos alunos em classe, com diminuição dos fatores de distração, conversas paralelas e uso de aparelhos eletrônicos desnecessários para a atividade. Os alunos que tiveram desempenho fraco na avaliação individual geralmente tiveram melhora em seus scores no teste do grupo, e raramente ocorreu piora dos scores dos alunos que se saíram bem no teste individual. Conclusão: A experiência até então tem sido positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ferramentas apropriadas de avaliação devem ser validadas para conclusões mais sólidas sobre o aproveitamento pelos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Nefrologia - Educação | pt_BR |
dc.title | Aprendizado Baseado em Equipes (Team Based Learning - TBL) : revisão bibliográfica e relato da experiência inicial com módulo TBL na disciplina de Nefrologia - UFPR | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |