O conhecimento e o uso de suplementos alimentares em escolares
Resumo
Resumo : A escolha da academia, a preocupação com a aparência, o exercício do corpo e o seguimento de dieta adequada são velhos hábitos herdados da Grécia antiga e almejados por muitas pessoas. Tem se difundido a utilização de suplementos, compostos à base de carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, e principalmente aminoácidos, comercializados e consumidos indiscriminadamente, sem orientação competente, sem que se conheçam seus efeitos, muitos dos quais ainda estão sob investigação. A justificativa por esse trabalho deu-se observando os dias atuais, que estão em "alta" as propagandas e a preocupação excessiva da mídia em relação ao padrão de beleza e ao corpo de jovens e adolescentes, surgindo a preocupação em relação ao uso indiscriminado de suplementos alimentares entre
adolescentes e jovens do ensino médio do colégio em que trabalho. O presente trabalho foi desenvolvido através da metodologia roda de conversa e teve como objetivo implementar atividades que propiciassem a reflexão crítica dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Universitário da cidade de Sarandi, PR, sobre o conhecimento e uso dos suplementos alimentares, através de questionário, manhãs de leitura, seminários e rodas de conversa. Através das atividades aplicadas concluiu-se que diante das considerações tratar das questões dos suplementos alimentares na escola foi fundamental para o conhecimento dos alunos, pois é algo que está presente no dia a dia, pois devido a maioria das respostas dos questionários, observou-se que os alunos citados na pesquisa se preocupam muito com a mídia e os padrões de beleza, onde exige do adolescente uma aparência bonita e um corpo "perfeito".