Os indígenas nos muros da escola. Entraves das equipes multidisciplinares
Resumo
Resumo : O que justifica a escolha por essa temática, aqui estudada, é a necessidade de um olhar diferenciado para o tratamento docente no que se refere às questões indígenas, visto que a concepção cultural desse povo ainda continua estereotipada no universo educacional. Pois ele, enquanto individuo, não está integrado na formulação curricular no interior das disciplinas. Nas escolas do Estado do Paraná, por meio das Equipes Multidisciplinares é possível ver o já estabelecido em Lei e Diretrizes Educacionais no que se refere ao tema transversal. Porém ainda existem entraves que impedem ações mais efetivas na desconstrução estereotipada do índio. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa por ser se tratar de uma abordagem que envolve as relações de atores sociais. Buscamos identificar se existe uma preocupação a respeito da questão indígena, por parte dos membros das equipes multidisciplinares da rede estadual do Paraná? Como essa preocupação está contemplada nas ações pedagógicas? O aluno indígena se reconhece como tal no ambiente escolar e é estimulado a valorizar a sua cultura? Por meio de análise de documentos produzidos pelas Equipes Multidisciplinares foram identificadas ações implantadas no interior das escolas apenas no nível da reflexão e não no nível das ações propositivas no enfrentamento ao racismo e o trato para com o aluno descendente da cultura indígena. A realidade da cultura indígena ainda permanece nos muros da escola. Justamente porque o indígena presente na sala de aula não é reconhecido enquanto indivíduo com sabres. Abstract : What justifies the choice of this theme, this study is the need for a differentiated approach to teaching treatment with regard to indigenous issues, since the cultural conception that people still stereotyped in the educational universe. Because he, as an individual, is not integrated into the curriculum formulation within the disciplines. In Paraná state schools, through the Multidisciplinary Teams can see already established in Law and Educational Guidelines with regard to the cross-cutting theme. But there are still barriers that prevent more effective actions in the stereotypical Indian deconstruction. For the development of this research it was used qualitative approach to be dealing with an approach that involves the relationships of social actors. We seek to identify whether there is a concern about the indigenous question, by the members of the multidisciplinary teams of the state of Paraná? As this concern is covered in the pedagogical actions? The Indian student is recognized as such in the school environment and is encouraged to value their culture? Through analysis of documents produced by the Multidisciplinary Teams were identified actions implemented within schools only at the level of reflection and not at the level of purposeful actions in fighting racism and to deal with the downward student of Indian culture. The reality of indigenous culture remains on the school walls. Precisely because the indigenous present in the classroom is not recognized as an individual with sabers.