• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A construção da identidade negra na escola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSIMEIA ROLIM MACEDO.pdf (420.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Macedo, Rosiméia Rolim
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo tem como objetivo de revisar as publicações a respeito da construção da identidade negra na escola, visto que é nela que se encontra a maior diversidade cultural e tornando-a um local discriminador. Entender se é na escola que a discriminação mais acontece, foi o problema levantando para desenvolver a construção da identidade negra. A identidade racial negra é formada na trajetória escolar do indivíduo, sendo assim, a escola é de grande importância social e educativa. Com o intuito de fortalecer ações eficazes, por meio de reflexões, a desconstrução dos preconceitos a que está submetida à criança negra na escola e também os manejos pedagógicos desenvolvidos no contexto escolar relacionados à formação. A partir deste pressuposto, tem-se necessidade de se averiguar como é trabalhada a construção da identidade afrodescendente no contexto escolar, refletindo acerca da identidade da criança negra no contexto escolar culminando com a integração da Lei 10.639/03. Para a análise será utilizado pesquisas bibliográficas a respeito do tema. Debater as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana dentro de uma visão realista, apoiando o movimento do multiculturalismo e associando isso ao fator da discriminação e segregação dos negros em nosso país.
     
    Abstract : This study aims to review the literature regarding the construction of black identity in school, as it is which is the most culturally diverse and making it a discriminator site. The black racial identity is formed in the school's individual trajectory, so the school has an important social and educational importance. In order to strengthen effective action through reflections, the deconstruction of prejudices that are submitted to black child in school and pedagogical management systems developed in the school context related training. From this assumption, there is need to find out how the construction of African descent identity in the school context is crafted, reflecting on the identity of black children in the school context culminating with the integration of Law 10,639 / 03. For the analysis will be used bibliographical research on the subject. Discuss the National Curriculum Guidelines for the Education of RacialEthnic Relations and the Teaching of History and Afro-Brazilian Culture and African within a realistic view, supporting the movement of multiculturalism and associating it to the factor of discrimination and segregation of blacks in our parents.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51364
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV