• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Reconhecimento, conscientização e valorização da cultura negra/afro-brasileira na escola municipal no bairro de Ferraria, município de Campo Largo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - NEUSA DA SILVA DUARTE.pdf (803.6Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Duarte, Neusa da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem como objetivo contribuir com a escola Municipal de ensino fundamental do bairro de Ferraria, da rede Municipal de Campo Largo, no processo de refletir e superar discriminações e preconceitos nas relações étnico-raciais. Desenvolveu-se um estudo considerando a escola e as relações étnico-raciais com base na implementação da Lei nº 10.639/03, a qual torna obrigatório, na Rede de Ensino, trabalhar em sala de aula as questões étnico-raciais com a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e o respeito e valorização da sociedade em relação ao negro, sua cultura e sua história. Nesse intuito, o trabalho considerou o resgate histórico e teórico da realidade da população negra a partir da escravidão, até chegar à condição das crianças negras em seu processo de socialização, realizado pela família e na escola. Nesse recorte foram definidos conceitos importantes como racismo, discriminação e preconceito. Metodologicamente promoveu-se espaços de reflexão com una palestra para a comunidade escolar, realizou-se atividades relacionadas a questões étnico-raciais e foram entrevistados professores e alunos nos temas relacionados. Na decorrência foram analisadas as entrevistas e as atividades realizadas para a superação dos processos discriminatórios na escola. O trabalho realizado mostrou que os processos de trabalhar as relações étnico-raciais promovem reflexões, transformações e maior atenção em processos discriminatórios das crianças negras no ambiente escolar. Entretanto, foi possível verificar que práticas discriminatórias existem e são camufladas na fundamentação da ideologia da "democracia racial". Isso traz a necessidade de perseverar com as atividades formativas propostas, de maneira a ir avançando na superação do preconceito enraizado nos espaços da escola.
     
    Résumen : Este trabajo tiene como objetivo contribuir con la Escuela Municipal de enseñanza fundamental del Barrio de Ferraria de la red Municipal de Campo Largo, en el proceso de reflexionar y superar discriminaciones y prejuicios en las relaciones étnico-raciales. Se desarrollo un estudio de la escuela y las relaciones étnicoraciales, en base a la implementación de la Ley 10.639/03, que torno obligatorio en la Red de Enseñanza trabajar en sala de clases los procesos étnico-raciales con la temática de la Historia e Cultura Afro-Brasilera y el respeto y la valorización de la sociedad en relación al negro, su cultura y su historia. En este propósito el trabajo considero hacer un rescate histórico y teórico de la realidad de la población negra partiendo desde la esclavitud hasta llegar a las condiciones de los niños negros en su proceso de socialización por la familia y la escuela. En ese recorte fueron definidos conceptos importantes como racismo, discriminación y prejuicio. Metodológicamente se promovieron espacios de reflexión con una palestra ofrecida para la comunidad escolar, se realizaron actividades relacionadas a procesos étnicoraciales y se entrevistaron profesores y alumnos en los temas relacionados. Seguidamente fueron analizadas las entrevistas y las actividades realizadas para la superación de los procesos de discriminación racial en la escuela. El trabajo demostró que los procesos de trabajar las relaciones étnico-raciales promueven reflexiones, mudanzas y mayor atención en procesos discriminatorios de los niños negros en el ambiente escolar. Sin embargo fue posible verificar que aun existen prácticas discriminatorias que son camufladas, fundamentándose en la ideología de la "democracia racial". Eso levanta la necesidad de persistir con las actividades formativas propuestas, de manera a ir avanzando en la superación de los prejuicios arraigados en los espacios de la escuela.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51353
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV