dc.contributor.author | Poly, Marcus Aurélio | pt_BR |
dc.contributor.other | Passos, Lilianny Rodriguez Barreto dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T19:26:47Z | |
dc.date.available | 2019-09-26T19:26:47Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51345 | |
dc.description | Orientadora : Lilianny Rodrigues Barreto dos Passos | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo tem por objetivo realizar uma pesquisa acerca das contribuições pedagógicas da Capoeira nas aulas de Educação Física em escolas de educação básica. A partir de um levantamento bibliográfico, procurou-se relacionar a prática da Capoeira, como conteúdo previsto na Lei nº 9394/96- LDB e a Lei nº. 10.639/03 nas aulas de Educação Física, atrelada à concepção teórica de corporeidade que permeia a disciplina na contemporaneidade. É por meio desta concepção que analisamos a inserção da prática de Capoeira, como conteúdo, das aulas de Educação Física. Entendemos que a Capoeira, como movimento do corpo colabora para a consciência corporal entre nossos (as) educandos (as) e é um importante momento de comunicação com seus semelhantes. Contudo, para além de movimento, neste trabalho, problematizamos as contribuições pedagógicas que da Capoeira para a valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Africana tornando-se referencial na superação do racismo, preconceito e discriminação dos conhecimentos da população negra na escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This study aims to conduct a survey about the educational contributions of Capoeira in physical education classes in elementary schools. From a literature review, we tried to relate the practice of Capoeira, as provided content in Law Nº. 9394 / 96- LDB and the Law Nº 10.639 / 03 in Physical Education classes, linked to the theoretical concept of physicality that permeates the discipline nowadays. It is through this concept that we analyze the inclusion of the practice of Capoeira, as content, the physical education classes. We understand that Capoeira as body movement contributes to the body consciousness among our (the) students (as) and is an important time to communicate with their peers. However, in addition to movement in this work we question the pedagogical contributions of Capoeira to the enhancement of History and Afro-Brazilian and African culture becoming reference in overcoming racism, prejudice and discrimination of knowledge of the black population in school. | pt_BR |
dc.format.extent | 57 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A capoeira nas aulas de educação física : contribuições pedagógicas para aplicação da Lei nº 10.639/03 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |