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    O discurso preconceituoso na literatura infantil de Monteiro Lobato

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    R - E - JULIANA GRUBER.pdf (352.1Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Gruber, Juliana
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Esta monografia tem o intuito de analisar o discurso preconceituoso presente nas obras Histórias de Tia Nastácia, Caçadas de Pedrinho e Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, a fim de evidenciar esse discurso para que o professor tenha subsídios para desenvolver um encaminhamento metodológico de acordo com a Lei n. 10.639/2003. Para isso, é apresentada a Lei n. 10.639/2003 e sua relação com o livro literário; a importância da literatura infantil para o ensino de questões étnico-raciais; e o contexto histórico e cultural em que viveu Monteiro Lobato. Como suporte teórico para análise, são utilizados alguns conceitos da teoria da Análise do Discurso (AD), de linha francesa (pechetiana), como discurso, ideologia e sujeito. A partir da análise das obras de Monteiro Lobato, é destacado o discurso preconceituoso sobre a personagem negra Tia Nastácia, proporcionando, assim, uma reflexão sobre a ideologia preconceituosa do início do século XX.
     
    Abstract : This monograph aims analyze the prejudicial speech restrained in the Works Histórias de Tia Nastácia, Caçadas de Pedrinho, e Reinações de Narizinho, by Monteiro Lobato, to give the teacher aids to develop a methodological function according to the Law n.10.639/2003. To that, is submitted a brief context to explain why the Law n.10.639/2003 was implanted and its relation to the books; the importance of child literature to teach about ethical-racial subjects; and the historic and cultural context that Monteiro Lobato lived. As a theoretical support to the analysis, some concepts of the Speech Analysis (SA) theory, by the Teoria Pechetiana, as speech, ideology and subject. Starting with the analysis of Monteiro Lobato’s work, it is highlighted the prejudicial speech over the black character Tia Nastácia, providing a reflection about the hostile ideology of the beginning of the twentieth century.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51325
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

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