• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Identidade étnico-racial na literatura infanto-juvenil : Bruna e a galinha d’Angola e Menina bonita do laço de fita

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JUCIMARA GOMES DA SILVA.pdf (701.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Silva, Jucimara Gomes da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo analisou a presença de personagens negras em livros de literatura infanto-juvenil e como isso contribui para a construção da identidade negra. Realizou uma comparação da narrativa e das ilustrações buscando apontar semelhanças e diferenças entre as obras infanto-juvenis Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, e Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida. Essa comparação procurou evidenciar elementos que contribuem para a formação identitária da criança. Para essa pesquisa foram utilizados estudos que evidenciaram a contribuição da literatura infanto-juvenil com personagens negras como uma das formas de superação de estereótipos e promoção da igualdade racial.
     
    Abstract : This study analyzed the presence of black characters in children's literature books and how it contributes to the construction of black identity . It conducted a comparison of narrative and illustrations seeking to identify similarities and differences between the children and youth works beautiful ribbon girl , Ana Maria Machado, and Bruna and moorhen Angola , de Almeida Gercilga . This comparison sought to highlight elements that contribute to the identity formation of the child. For this research were used studies that showed the children's literature contribution with black characters as a way of overcoming stereotypes and promoting racial equality.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51323
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV