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    Trajetória da professora Efigênia Carlos Pimenta : símbolo da mulher negra em Belo Horizonte - MG

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    R - E - JANE MOREIRA DE CARVALHO.pdf (1.166Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Carvalho, Jane Moreira de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O trabalho apresentado tem como objetivo descrever a trajetória de vida de Efigênia Carlos Pimenta e mostrar sua contribuição para construção da identidade étnico-racial em Minas Gerais. Nascida em Belo Horizonte, Efigênia ingressou no magistério aos 18 anos, em 1950, em escolas públicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na época, não havia a lei n. 10.639-03, sendo um desafio para o professor trabalhar a igualdade racial no ambiente escolar para erradicação do racismo. Imperava a negação da contribuição do negro para a construção desse país, e todo legado de engenharia, matemática, ciência, cultura e culinária trazida pelo negro. Para a realização do trabalho foi feita uma entrevista/questionário com a Sra. Efigênia Carlos Pimenta,e pesquisa documental das atividades realizadas. O texto apresenta informações referentes à sociedade brasileira e ao preconceito racial no ambiente escolar. Foi possível conhecer parte da história de vida da professora Efigênia Pimenta, dar maior visibilidade ao trabalho realizado e à sua atuação enquanto mulher, professora, mãe e formadora de pessoas conscientes de sua importância na construção étnico racial de Belo Horizonte.
     
    Abstract : The work presented aims to describe the Efigênia Carlos life path pepper and show their contribution to the construction of ethnic-racial identity in Minas Gerais. Born in Belo Horizonte, Ifigenia joined the teaching profession at age 18 in 1950, public schools in Belo Horizonte, Minas Gerais. At the time, there was the law n. 10639-03, and a challenge for the teacher working racial equality in the school environment to eradicate racism. Ruled the denial of the black contribution to the construction of this country, and the whole legacy of engineering, mathematics, science, culture and cuisine brought by black. To carry out the work was done an interview / questionnaire with Ms. Efigênia Carlos Pimenta and documentary research of activities. The text presents information regarding the Brazilian society and racial prejudice at school. It was possible to know part of the life story of the teacher Efigênia pepper, give greater visibility to the work and its performance as a woman, teacher, mother and trainer of people aware of their importance in racial ethnic construction of Belo Horizonte.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51316
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

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