• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Implementação da Lei n. 10.639/2003 nos livros didáticos de língua inglesa : realidade ou ilusão?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GLAUCIA VARGAS SANCHEZ.pdf (1.332Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Sanchez, Glaucia Vargas
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta monografia tem o intuito de analisar o Livro Didático de Língua Inglesa Alive! (2012), adotado pela escola municipal Julia Amaral di Lenna para o trabalho com a língua inglesa do sexto ao nono ano, a fim de verificar como a questão étnico-racial é, ou deveria ser, abordada/trabalhada no material. Para isso, apresenta-se alguns trechos de documentos referenciais da educação (PCNs, Diretrizes e Lei n. 10.369/2003) que tratam, direta ou indiretamente, sobre as questões étnico-raciais, visto que a coleção didática selecionada baseia-se nesses referenciais; e conceitua-se letramento crítico e visual, visto que estes compõem a base teórica para análise. A partir da análise foi possível verificar a adequação da abordagem da questão étnico-racial no Livro Didático, que na maioria das vezes não a problematiza.
     
    Abstract : This paper aims to analyze the English textbook collection Alive! (2012) used at public elementary school Julia Amaral di Lenna for teaching the English language to students from sixth to ninth grade, in order to check how the ethnical-racial subject is or was supposed to be approached in it. For that, it is presented some excerpts from legal documents for Education which address directly or indirectly the ethnical-racial subjects, considering that the analyzed collection is based on these documents; and the concepts of critical and visual literacy are defined, once these are the theoretical background for this analysis. From this analysis, it was possible to see the matters related to adequacy in the ethnical-racial approach of the textbook, which most of the time does not problematize it.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51308
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV