dc.contributor.advisor | Bogéa, Anderson, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Kelly Pereira de, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:41:04Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:41:04Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50968 | |
dc.description | Orientador: Prof. Me. Anderson Bogéa da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir a questão de gênero com adolescentes do Ensino Médio, enfatizando sua trajetória conceitual e problematizando as questões biológicas e culturais que estruturam as relações sociais. Essa temática tornar-se urgente, devido a formatação produzida pelas instituições sociais, que conduzem padrões de ser e existir no mundo, com seus discursos normatizadores e essencialistas. O que resultou, na história da humanidade, a uma desigualdade social vivenciada, sobretudo, pelas mulheres. A base filosófica da presente pesquisa está na filósofa existencialista Simone de Beauvoir, que analisa e questiona a trajetória da mulher na história ocidental, problematizando sua representação e os estereótipos sociais exigidos. Fundamentando-se no potencial "empoderador" da liberdade e na responsabilidade do sujeito, o que lhe garante a possibilidade de construir-se e reconstruir-se constantemente, direcionando-o sempre a um futuro aberto, sem padrões pré-estabelecidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.title | Como pensar o conceito de gênero no ensino médio : uma abordagem filosófica a partir de Simone de Beauvoir | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |