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dc.contributor.advisorCavalieri, Marco Antônio Ribas, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.creatorSilva, Luiz Carlos dapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-23T19:34:17Z
dc.date.available2025-01-23T19:34:17Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50951
dc.descriptionOrientador : Marco Antonio Ribas Cavalieript_BR
dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As políticas de terceirização no setor público brasileiro foram construídas a partir da "chamada abordagem institucionalista"1 , apoiadas no modelo de gestão Estatal, aliado ao cumprimento do aparato legal. Entretanto, recentemente, a partir das estratégias de reformas da Administração Pública, com a introdução do modelo gerencialista, as políticas foram implementadas com o intuito de reduzir o escopo e os gastos governamentais a partir de uma perspectiva de eficiência, eficácia e efetividade. Este estudo, ao discorrer sobre a teoria dos custos de transação inserida na Nova Economia Institucional (NEI), desenvolvida por Oliver Williamson, objetiva demonstrar que a partir de um modelo de governança, a erceirização na Administração Pública é viável e contribui para a transferência do risco de determinadas atividades, proporciona ganhos em economia de escala e reduz investimento em especialidades de atividades, cujos custos de transação são minimizados.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.titleFundamentos para a instituição da terceirização na Administração Públicapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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