Docência na educação infantil de Curitiba : limites e contradições na valorização do cargo de educador
Resumo
Resumo : A presente investigação busca analisar os desafios e contradições quanto às atribuições e a valorização do cargo de educador no Município de Curitiba-PR.O estudo realizou-se com base no aporte teórico sobre a Trajetória da Educação Infantil no Brasil apoiando-se em Jóia (2008), Oliveira (2013), Carvalho (2011), Spada (2005), Ruiz (2007), Machado (2010), Kuhlmann (1991), Aguiar (2001), Arce (2001), Paschoal e Machado (2009), Rosemberg (1984), Brasil (1988), Brasil (1996), Brasil (1998), Brasil (2008). Ao articular a transição da Educação Infantil no Brasil e no Município de Curitiba buscou-se apoio em Curitiba (2006), Didonet (2001) e o lugar do Educador no Atendimento a Educação Infantil e atribuição do cargo apoiamse em Oliveira (2001), Machado e Pereira (2005), Ribeiro (2011), Soczek (2006), Curitiba (2002), Curitiba (2012). A pesquisa se baseia em um levantamento bibliográfico, tanto de uma análise da legislação de criação do cargo e da carreira como do fluxo quantitativo dos educadores entre 2002 a 2012. Esse estudo nos possibilitou uma análise referente ao cargo de educador visto que teve grandes evoluções quando se pensa no caminho percorrido durante todos esses anos, mudanças tanto salariais como no pedagógico, compreendendo que ainda há muito a ser melhorado. Outra característica a respeito das atribuições do cargo de educador evidencia problemas de ordem burocrática e econômica, pois o educador realiza o mesmo trabalho em sala de aula que o profissional de docência I, desse modo fica claro a importância das politicas públicas perante a educação infantil no Município de Curitiba-PR. Aspectos estes que têm mostrado que o educador não é visto como profissional do magistério, e na maioria das vezes possui a mesma ou até mais formação, porém sua jornada de trabalho é maior daquela do profissional do magistério, não sendo considerado como um profissional da educação. Abstract : This research aims to analyze the challenges and contradictions as to tasks and appreciation of the role of educator in Curitiba - PR.O study was carried out based on the theoretical framework on the Trajectory of Early Childhood Education in Brazil relying on Jewel (2008 ) , Oliveira (2013 ) , Carvalho (2011 ) , Spada (2005 ) , Ruiz (2007 ) , Machado (2010 ) , Kuhlmann (1991 ) , Aguiar (2001 ) , Arce (2001 ) , Pascoal and Machado (2009 ) , Rosenberg (1984 ) , Brazil (1988 ) , Brazil (1996 ) , Brazil (1998 ) , Brazil (2008 ) . By articulating the transition from kindergarten in Brazil and in Curitiba was sought support in Curitiba (2006 ) , Didonet (2001 ) and the place Educator in Early Childhood Care and Education award from office support in Oliveira (2001 ) , Machado and Pereira (2005 ) , Ribeiro (2011 ) , Soczek (2006 ) , Curitiba (2002 ) , Curitiba (2012 ) . The research is based on a literature survey , so an analysis of the legislation creating the position and career as the quantitative flow of teachers from 2002 to 2012. This study allowed us an analysis regarding the role of educator that had seen major developments when considering the path taken through the years , both as wage changes in teaching , understanding that there is still much to be improved . Another feature about the duties of the position of educator highlights problems of bureaucratic and economic order , as the teacher performs the same work in the classroom that professional teaching I thus becomes clear the importance of public policies towards early childhood education in municipality of Curitiba - PR . These issues have shown that the teacher is not seen as professional teaching , and most often has the same or even more training , but their workload is larger than that of the professional teaching without being regarded as a professional education.
Collections
- Políticas educacionais [104]