A intervenção do serviço social na política de educação : limites e possibilidades
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Data
2013Autor
Manesco, Heloisa Cristina de Souza
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Resumo: Este estudo foi desenvolvido na perspectiva de se compreender a inserção do profissional de Serviço Social na área da Educação, em sua historicidade, bem como a configuração, consolidação e ampliação do trabalho e exercício profissional atual. Apresenta-se inicialmente fundamentação teórica para compreensão da construção social da profissão e inserção no âmbito da Política de Educação. Discorre sobre os limites e possibilidades enquanto área complexa de atuação, assim como ações efetivas de enfrentamento às expressões da questão social enquanto causa diretamente vinculada ao desempenho e rendimento escolar, as dificuldades na aprendizagem e a evasão escolar. Discute-se as legislações vigentes de garantia e acesso a este direito social, bem como a necessidade do profissional de Serviço Social no que se refere ao planejamento, execução, monitoramento e avaliação deste serviço, em consonância com os processos éticopolítico da profissão.