Análise e formação do preço de venda de produtos de uma fabrica de móveis do interior paulista
Resumo
Resumo: As mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos têm levado as empresas a
buscarem estratégias que as tornem mais competitivas. A formação dos preços de
venda dos produtos obedece a várias técnicas e estratégias, porém, a mais antiga e,
portanto, a mais usada é a formação de preços por meio da apuração dos custos
dos produtos. Assim sendo, os métodos de custeio são considerados fontes
gerenciais de extrema importância para a tomada de decisões, para a obtenção de
lucro. Assim, o objetivo geral do trabalho é identificar os modelos de custos e
formação de preço de venda, utilizado por uma fabrica de móveis do interior paulista.
Atualmente a empresa utiliza o método de margem de contribuição. Neste, é
analisado o percentual em que cada produto contribui para o pagamento dos custos
e despesas fixas da empresa, e a hora utilizada deve contribuir para esta
amortização. E assim é possivel precificar os produtos para que todos tragam o
mínimo aceitável para otimização da utilização da capacidade produtiva. Neste
trabalho será analisado se este método utilizado atualmente é eficiente para uma
ótima gestão e precificação de seus produtos.