dc.contributor.advisor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Vaz, Erica Luana de Lara | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T19:05:36Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T19:05:36Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50764 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Celso de Moraes Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano
transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende,
reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A escola como espaço
privilegiado para que o aprender aconteça no cotidiano se depara com o inesperado
e cria a cada dia possibilidades para conservar e construir conhecimentos.É dentro
desta característica pluridimensional do ser humano para se justificar a importância
de ensinar a filosofar dentro do ambiente da educação. A filosofia atua
significativamente no desenvolvimento cognitivo dos educandos, amplia as
possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento.
Por meio destes pensamentos que se desenvolveu este estudo, em primeiro lugar
se fez uma coletânea em artigos, jornais, livros sobre a importância do ensino da
filosofia no ensino médio. Posteriormente foi realizada uma analise do material
coletado. Para melhor expor da analise realizada o estudo foi dividido nas seguintes
etapas: a história da educação da brasileira através de um breve retrospecto
histórico e a inserção da filosofia como disciplina nas grades curriculares da escola.
Outro tópico foi exatamente sobre a disciplina de filosofia com a sua especificidade
perante as outras disciplinas o que precisou desenvolver um tópico em especial
sobre a figura do professor ao lecionar e ensinar filosofia. Ao término deste estudo
notou que a educação está em constante desenvolvimento. Sendo assim, com a
inserção da disciplina de filosofia na grade curricular, se percebeu a necessidade de
entender os aspectos da diversidade cultural dentro do ambiente escolar e a
importância da formação especifica do professor para desenvolver o pensamento
filosófico do aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Desafio de ensinar filosofia para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |