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dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorVaz, Erica Luana de Larapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-08T19:05:36Z
dc.date.available2021-02-08T19:05:36Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50764
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Celso de Moraes Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A escola como espaço privilegiado para que o aprender aconteça no cotidiano se depara com o inesperado e cria a cada dia possibilidades para conservar e construir conhecimentos.É dentro desta característica pluridimensional do ser humano para se justificar a importância de ensinar a filosofar dentro do ambiente da educação. A filosofia atua significativamente no desenvolvimento cognitivo dos educandos, amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento. Por meio destes pensamentos que se desenvolveu este estudo, em primeiro lugar se fez uma coletânea em artigos, jornais, livros sobre a importância do ensino da filosofia no ensino médio. Posteriormente foi realizada uma analise do material coletado. Para melhor expor da analise realizada o estudo foi dividido nas seguintes etapas: a história da educação da brasileira através de um breve retrospecto histórico e a inserção da filosofia como disciplina nas grades curriculares da escola. Outro tópico foi exatamente sobre a disciplina de filosofia com a sua especificidade perante as outras disciplinas o que precisou desenvolver um tópico em especial sobre a figura do professor ao lecionar e ensinar filosofia. Ao término deste estudo notou que a educação está em constante desenvolvimento. Sendo assim, com a inserção da disciplina de filosofia na grade curricular, se percebeu a necessidade de entender os aspectos da diversidade cultural dentro do ambiente escolar e a importância da formação especifica do professor para desenvolver o pensamento filosófico do aluno.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleDesafio de ensinar filosofia para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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