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    Diagnóstico da cultura organizacional da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza : um estudo de caso

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    R - E - KYRA BARROS FERREIRA DE OLIVEIRA.pdf (289.0Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Oliveira, Kyra Barros Ferreira de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Começar a fazer parte do grupo de Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, em fase de Direção Pro Tempore1 , e na troca dos servidores ocupantes da Direção e Coordenação Acadêmica, permitiu aflorar a percepção de um ambiente com possíveis instabilidades. Diante disso, diagnosticar a cultura institucional do Campus Realeza, passou a ser o objetivo, aliado à necessidade de se elaborar um trabalho de conclusão de curso para finalizar a especialização em Gestão Pública. Aliado aos fatos supracitados, como ocupante do cargo de Secretária Executiva e, mais precisamente, secretária da Direção do Campus, uni as necessidades individuais às institucionais, visto que é perceptível uma crescente insatisfação dos colegas de trabalho com o ambiente da UFFS, bem como se vê, em contrapartida, a tentativa da equipe diretiva de solucionar os problemas existentes e proporcionar mais satisfação ao exercício profissional dos servidores. Dessa maneira, esse trabalho buscou diagnosticar a cultura existente no ambiente da UFFS - Campus Realeza, sob a perspectiva dos TAE, através da utilização de um questionário estruturado e validados na literatura e adaptado à realidade, sugerindo à Direção, posteriormente, soluções para amenizar os possíveis problemas detectados. Após a análise do material coletado, diagnosticou-se que a cultura hoje, do ponto de vista dos TAE, possui as características esperadas de uma instituição do governo: ser rígida, controladora e hierarquizada. Porém, no que diz respeito ao que os servidores esperam de um ambiente adequado para trabalhar, sinalizaram que gostariam de um ambiente menos hierarquizado e que, portanto, valorizasse mais a equipe, a capacitação, a qualidade nos relacionamentos interpessoais, o comprometimento. Assim, a partir destes resultados, foram feitas sugestões à equipe diretiva para que o ambiente de trabalho possua uma cultura mais adjacente ao esperado pelos servidores do Campus Realeza.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50671
    Collections
    • Gestão pública [368]

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