• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Limites e possibilidades da atuação do pedagogo na implementação do projeto político pedagógico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - IONE BARTH.pdf (418.5Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Barth, Ione
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O artigo explora a importância do pedagogo escolar na implementação do Projeto Político Pedagógico, enfocando os limites e possibilidades na realização de um P.P.P. teóricoprático, visto que a transformação em realidade dos conhecimentos e das intencionalidades presentes no Projeto Político Pedagógico processa-se na práxis educativa. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico a fim de promover uma reflexão e, um trabalho de campo, em uma abordagem qualitativa, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, analisando as respostas, à luz dos principais teóricos pesquisados Libâneo (1996 e 1999), Saviani (1985) e Gadotti (2004), que tratam da temática. Os sujeitos da pesquisa foram pedagogos atuantes nas escolas estaduais do município de Santa Izabel do Oeste. Os dados coletados apontaram as diversas problemáticas enfrentadas pelo pedagogo na implementação do Projeto Político Pedagógico. Conclui-se que caberá ao mesmo articular os encaminhamentos necessários para a organização do trabalho pedagógico, deixando claro seu papel na escola, visando à efetiva implementação do P.P.P., que é o grande desafio do pedagogo no âmbito da ação coletiva. À luz de uma concepção de educação transformadora, o pedagogo tem uma função de extrema relevância, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50514
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV