Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Antonio Charles Santiagopt_BR
dc.contributor.authorSloboda, Andréia Lealpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T17:35:05Z
dc.date.available2019-11-26T17:35:05Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50510
dc.descriptionOrientador : Antonio Charles S. Almeida.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Neste artigo, pretende-se refletir sobreo uso das tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar, enfocando os desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidade. A pesquisa sobre o tema é importante para que se possa obter uma melhor compreensão sobre os desafios dos educadores da atualidade em aliar a educação tradicional aos subsídios das tecnologias, em que o gestor e o professor se deparam com alguns desafios na execução de suas atribuições. Partindo dessa situação da inclusão digital nas escolas, objetivou-se identificar os principais desafios encontrados e/ou enfrentados pelo diretor escolar e professores, ao incorporarem em suas práticas escolares as tecnologias. E quais são as possibilidades de conciliarem as tecnologias no processo de gestão democrática? Os dados revelaram que o fato de que ter somente os recursos tecnológicos, dentro do ambiente escolar, não implica que estes recursos serão, efetivamente, utilizados em suas potencialidades. Esta foi uma das questões levantadas ao longoda pesquisa, pois o uso das tecnologias pode se configurar como um meio de exclusão, visto que muitos professores e alunos não têm acesso às tecnologias. E aos professores que tem as tecnologias ao se redor, falta-lhe a formação necessária para utilizar os recursos tecnológicos no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAs tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar : desafios e possibilidades de uma prática pedagógica de qualidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples