Análise ambiental e estratégias de competitividade para o segmento de moveis para escritório : o caso Marzo Vitorino
Resumo
Resumo: Esta pesquisa visa permitir o desenvolvimento de estratégias para esta indústria de
moveis para escritório especializado em atender revendedores, auxiliando a empresa
em questão a se capacitar para obter o máximo de resultado e consequentemente
vantagem competitiva em sua área de atuação. Para este objetivo foi necessário
levantar dados e informações do comportamento das variáveis do ambiente interno,
externo e setorial, visando uma analise prospectiva para a indústria de moveis para
escritório, analisando os resultados do macro ambiente e ambiente do setor,
destacando os indicadores de desempenho da atividade e avaliando o meio onde estas
atividade são desenvolvidas pela empresa. Com o objetivo de concatenar estas
informações foi utilizada a analise swot. Este método analisou e reapresentou as
informações de forma dirigida, examinando como se alinham as vantagens e
desvantagens internas com os fatores externos positivos e negativos, no sentido de
gerar valor para a empresa. Isso propiciou um diagnostico resultante das atividades
desenvolvidas na empresa e da configuração do setor em que esta se encontra
inserida, eliminando os pontos fracos nas áreas onde a empresa enfrenta ameaças,
compreendendo as oportunidades descobertas pelos seus pontos fortes e
principalmente corrigindo os pontos fracos nas áreas que a empresa vislumbra
oportunidades potenciais, monitorando as áreas com pontos fortes, afim de não ser
surpreendida futuramente por possíveis riscos e incertezas. Esta pesquisa concluiu que
a Marzo Vitorino possuiu uma estratégia de enfoque onde procura atender de maneira
diferenciada um mercado especifico, trazendo vantagem competitiva para a empresa,
porem, algumas áreas em seu ambiente interno precisam de correção, se
caracterizando como pontos fracos e eminente ameaça para a empresa. Abstract: This work seeks to develop strategies for the industry of furniture for office, specializes in
resales, assisting the company in question to qualify for the maximum result and hence
competitive advantage in their area of expertise. For this purpose it was necessary to
collect data and information about the behavior of the variables of internal, external and
industry environment, targeting a prospective analysis for the industry of furniture for
office, analyzing the results of the macro environment and industry environment,
highlighting the performance indicators activity and assessing the environment where
these activities are developed by the company. In order to cross this information was
used to analyze swot. This analysis examined and restate the information directed way,
examining how align the advantages and disadvantages with internal positive and
negative external factors in order to generate value for the company. This provided a
resultant activities of the company and the industry in which this configuration is entered
diagnosis, eliminating the weaknesses in the areas where the company faces threats,
including opportunities for their discoveries strengths and correcting weaknesses
particularly in the areas that the company sees potential opportunities, monitoring the
areas with strengths in order to not be surprised by possible future risks and
uncertainties. His research concluded that Marzo Vitorino owned a focus strategy which
seeks to respond differently a specific market, bringing competitive advantage for the
company, however some areas in its internal environment need correction characterized
as weak points and imminent threat to the company .