dc.contributor.advisor | Miranda, Luiz Felipe Sigwalt de | pt_BR |
dc.contributor.author | Veiga, Adriana Almeida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:30:41Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:30:41Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50410 | |
dc.description | Orientador : Prof. Me. Luiz Felipe Sigwalt de Miranda | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O trabalho docente na disciplina de filosofia no Ensino Médio requer um olhar atento para as demandas sociais nas quais o aluno está inserido. A realidade na qual a escola faz parte, requer uma educação voltada a busca da participação plena dos cidadãos que se pretende formar a fim de conduzi-los à plena atuação em seu meio de forma ativa e consciente. Abordar a degradação ambiental é utilizar dos conhecimentos que o estudante advêm para, com conhecimentos científicos, sistematizar em ações que possam levá-lo a buscar mudanças, intervindo plenamente. Com aulas ativas voltadas para objetivos claros que propõem e levantam soluções para a realidade, os professores podem responder e encaminhar o aluno do Ensino Médio a refletir e ao mesmo tempo atuar na comunidade local. Embasando em textos filosóficos, o professor pode desenvolver um trabalho de pesquisa, atrelando a realidade aos encaminhamentos pedagógicos de sala de aula. Debates, desenvolvimento de projetos teóricos e práticos, inserção do aluno na problemática levantada juntamente com busca por soluções, são propósitos de uma filosofia voltada para a formação humana em sua plenitude. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Abordagem temática do ensino de filosofia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |