Slogans políticos nas eleições para prefeito em Curitiba entre os anos de 1985 a 2012
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir com a recuperação da memória das eleições municipais de Curitiba-PR, analisando os "slogans" utilizados durante as campanhas eleitorais entre os anos de 1985 e 2012. Primeiramente realizou-se um levantamento do referencial teórico que nos traz técnicas sobre a criação de slogans utilizando-se dos autores: Reboul (1975), Iasbeck (2002) e Espirito Santo (2006). Na sequencia, foi feita uma pesquisa junto aos meios de comunicação (periódicos da sessão de história do Paraná da Biblioteca Pública do Paraná e jornais televisivos disponíveis na web) onde foram localizados os slogans relacionados no presente trabalho para então finalizarmos com uma análise das oito (8) últimas eleições, entre o que foi encontrado (os slogans), confrontando-os com o referido material bibliográfico, em especial o proposto por Luiz Carlos Iasbeck (2002). Considerando, sempre, os dois candidatos a prefeitos mais votados em cada pleito eleitoral, procurando encontrar qual o slogan utilizado que mais se enquadra na proposição técnica desenvolvida por Iasbeck (2002) e se existem diferenças (no que foi encontrado) entre os candidatos de situação e oposição, e se pelo resultado podemos conhecer algo sobre a sociedade curitibana.